sábado, 12 de setembro de 2009

Regra de Dano aternativo para 3D&T

Para perder a cabeça basta ter uma!

As seguintes regras são INSPIRADAS em Mutantes e Malfeitores, e serão melhor aproveitadas com a regra alternativa de combate do post anterior.

3D&T como um jogo genérico e focado em combates deve ser mais ágil e explosivo. No entanto esse lance de diminuir pontos de vida de acordo com o volume de dano sofrido... cara! isso é muito chato! Não só em 3D&T, mas em qualquer jogo! Ter que ficar fazendo contas...

Então?
Simples! uma mudança na ficha de personagens com um tabela de ferimentos/condições:

Escoriado -0
Machucado -1
Ferido -2
Atordoado -3

Depois disso, caso receba novo dano, o mestre pode fazer um teste de morte ou escolher uma das condições que mais se adequem a ocasião.
Ao invés de reduzir o dano dos seus pontos de vida, você vai marcar cada condição de ferimento por teste de Armadura contra o Dano em que você falhar.

Testes de Combate com o dobro do resultado do oponente dobram o valor de Força para o teste de dano e, Testes de Dano com o dobro do resultado do Teste de Armadura do oponente causam 2 níveis de ferimento ao invés de 1.

Cada nível de ferimento possui um modificador que é aplicado em todas as rolagens de dado. Esses modificadores se aplicam inclusive aos testes de iniciativa, combate, dano e armadura.

As condições Escoriado, Machucado, Ferido e Atordoado são mais abstratas e representativas. Apenas aplique os modificadores de cada uma aos testes.

COMO FICA A RESISTÊNCIA??

Resistência com esse sistema alternaivo não influencia na vitalidade do personagem, no entanto sua imporância não deve ser diminuída. Resistência ainda representa o vigor do personagem contra doenças, veneno e privações. Além disso Resistência também inclui a Força de Vontade do personagem. É uma boa hora para criar desafios que não sejam resolvidos apenas com a força bruta.

Podemos sugerir, em paralelo com a tabela de ferimentos, uma tabela de disposição:
Ofegante -0
Esbaforido -1
Cansado -2
Exausto -3

Depois disso, caso falhe em outro teste de Resistência contra o cansaço, o personagem fica Muito Fraco ou Inconsciente.

Além do que foi dito aqui, serão necessárias algumas mudanças, principalmente nas magias de cura. Nada que um bom mestre e seus queridos jogadores não possam improvisar.
Valeu!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...